Impermeabilizantes

A Impermeabilização infelizmente ainda é deixada de lado por alguns construtores, o que é extremamente inviável já que esse serviço é importantíssimo para evitar problemas, garantindo a durabilidade da edificação e por representar uma pequena parcela do custo de uma obra quando anteriormente planejada. Sem ela, as edificações podem apresentar deteriorações causadas pela água e por outros agentes agressivos que em contato com a umidade causando problemas sérios.


Existem três sistemas principais de impermeabilização:

1) IMPERMEABILIZANTE RÍGIDO - São aqueles constituídos pelos concretos e argamassas impermeáveis pela inclusão de um aditivo. E há aqueles constituídos por cimentos especiais de cura rápida que são utilizados no tamponamento.
Esse tipo de impermeabilizante não deve ser aplicado em estruturas sujeitas a fissuração ou a grandes deformações, pois não suporta a movimentação da estrutura. Ex: Laje Térrea.
É mais indicado para: Baldrames; Piscinas enterradas; Reservatórios de água enterrados; Poços de elevador; Subsolos; Muros de arrimo; Galerias de barragens; galerias enterradas...

2) IMPERMEABILIZANTE SEMIFLEXÍVEL - É semelhante ao rígido, porem os aditivos adicionados favorecem pequenas movimentações.

3) IMPERMEABILIZANTE FLEXÍVEL - Constituído por membranas acrílicas, asfálticas, termoplásticas, de poliuretano com asfalto, lençóis de borracha butílica etc. São aplicadas no local da obra bem como as mantas asfálticas pré-fabricadas. Esse tipo de impermeabilização tem a capacidade de se alongar em função da exigência estrutural e de absorver a fissuração, e não podem ser aplicados nos subsolos com umidade ou lençol freático. 
É indicado para as seguintes aplicações: Reservatórios de água superiores; Terraços, lajes maciças, mistas ou pré fabricadas; Piscinas suspensas ou apoiadas, calhas com grandes dimensões; Pisos frios de cozinhas, área de serviço e banheiros; Jardins, etc.
  • Membranas moldadas no local: É obtida pela aplicação a frio ou a quente de sucessivas demãos de um impermeabilizante liquido na superfície, que depois de seco forma uma membrana flexível e sem emendas. São indicados para espaços menores ou de acesso mais difíceis. 
  • Mantas Asfálticas: É um sistema pré-fabricado formado por um elemento estruturante central-filamentos de poliéster ou véu de fibra de vidro que conferem ao produto grande resistência mecânica e é recoberto em ambas faces por um composto asfáltico. Primeiramente é feita uma imprimação com primer a base de solvente para perfeita aderência da manta. que é colocada com maçarico ou asfalto quente. É indicada para estruturas sujeitas a movimentações e fissuras, com dimensões superiores a 50m².

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uso da Sílica na Construção Civil

LAJOTAS CERÂMICAS X LAJOTAS EPS (ISOPOR) - Vantagens e Desvantagens

O que é e para que servem as cisternas?