Uso da Sílica na Construção Civil

Mesmo não sendo estudante ou profissional da área da construção civil, com certeza você já ouviu falar da tal "Sílica".

Quando compramos uma roupa, acessório, sapatos ou outra coisas, é comum vir dentro da embalagem um saquinho contendo Sílica gel. Mas para que serve? Bom, esse produto sintético, serve para absorver a umidade (conseguem absorver até 40% do seu próprio peso em vapor de água) e prolongam a vida útil dos objetos.  Então ao invés de joga-los fora você pode utiliza-los para evitar mofos, evitar a oxidação de laminas de barbear, secar itens eletrônicos como celulares (que por acidente pode ter caído em um recipiente com água) entre outros fins.

Porém nessa postagem eu quero abordar sobre o uso da Sílica Ativa (microsílica ou sílica fume) que é uma das substancias químicas mais importantes e usadas na Construção civil, quando queremos deixar o concreto mais resistente, flexível, e durável. Esse material é o resultado da fabricação do ferro silício ou silício metálico, quando é liberado monóxido de silício (SiO), que rapidamente é oxidado até transformar-se num dióxido de silício (SiO2). Mas deixando a química de lado, vamos ao que interessa.


Uma das coisas mais fascinantes no mundo da engenharia são aqueles arranha-céus que são feitos com concreto de alta resistência pois é adicionado em sua fabricação aditivos e microsílica e cinzas volantes(que será abordado em outra postagem futuramente).

As vantagens do uso da sílica ativa são varias:

I) Melhora a resistência a compressão. Resistência superiores á 100Mpa.
II) Alta resistência a abrasão em estruturas expostas. O uso dessa substancia faz com que os vazios sejam preenchidos deixando o concreto mais compacto e resistente.
Resultado de imagem para silica ativaIII) Deixa o concreto muito menos permeável (reduz a porosidade), dando maior resistência a corrosão química do aço.
IV) Melhor adesão do aço
V) Maior durabilidade e vida útil.
VI) Alto desempenho
VII) Reduz o uso de cimento.


Aplicações mais comuns: Reparos de estruturas, no concreto armado, concreto protendido, pastas para revestimento, rejuntes, artefatos de cimento,pisos industriais, fibrocimento etc.

Assim como todo material tem seus benefícios, a sílica também possui suas desvantagens como o retardo de inicio da pega além de ser uma substancia sensível a variações de água. No entanto, a microsílica traz muito mais vantagens e vem sendo muito usada em locais que requerem altas resistências estruturais, alta resistência à abrasão e em estruturas expostas a condições comprometedoras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAJOTAS CERÂMICAS X LAJOTAS EPS (ISOPOR) - Vantagens e Desvantagens

O que é e para que servem as cisternas?