LAJOTAS CERÂMICAS X LAJOTAS EPS (ISOPOR) - Vantagens e Desvantagens
Olá pessoal, hoje vou falar um pouco sobre as lajotas, que são blocos de cerâmicas ou isopor que são usadas no preenchimento de lajes pré-moldadas. Vou apresentar as vantagens e desvantagens de cada um desses materiais para que possa ajudar vocês na escolha de qual é a melhor opção a ser utilizada na sua obra.
As lajes pré-moldadas são estruturas prontas, apenas montadas nas obras. Temos as vigotas que são vigas armadas em "T" ou treliçadas, as lajotas que servem para preencher os espaços entre as vigotas, a malha de ferro e a capa de concreto. Como já foi dito, as lajotas apenas funcionam como enchimento da laje e evitam que o cimento "caia" na hora da concretagem. Nas lajes, os elementos estruturais, aqueles que trabalham as tensões são as vigotas, malha de aço, fio negativo e o concreto.

A lajota de cerâmica é a mais comum no Brasil, pois é a mais fácil de ser encontrada e consequentemente a mais utilizada. Parecem blocos cerâmicos.
Vantagens:
- É a mais barata
- Maior aderência com o acabamento, não necessitando de material especial, ou seja, podem ser rebocas diretamente. Logo, a probabilidade de trincas e fissuras é menor.

- Mais rígida.
- Menos risco de infiltração pois é mais impermeável.
Desvantagens:
- Mais pesadas
- Fáceis de quebrar no transporte,manuseio gerando perda.
- Obra mais suja.
- Absorve a água do concreto.
Já as lajotas de EPS (Isopor) tem conquistado cada vez mais o brasileiro mas mesmo assim muita gente ainda desconhece o produto e suas qualidades (que são varias). Tem as seguintes características:
Vantagens:
- Resistente (embora muitas pessoas achem o contrario)
- Economia em concreto e aço
- Garante uma obra mais rápida devido ao seu tamanho e praticidade.
- Mais leve. Logo a carga final da laje sera bem menor em relação as lajotas de cerâmica e consequentemente a estrutura será mais leve e obra mais econômica. Fundações agradecem!
- Por não quebrarem como as lajotas cerâmicas, obra mais limpa.
- Isolamento acústico superior ao cerâmico.
- Mais fácil de cortar as peças
- Não absorve a água do concreto.
- Produto ecologicamente correto pois não degrada a natureza e é totalmente reciclável.
- Tem aditivos anti-fogo.
Desvantagens:
- Em relação as lajotas de cerâmica, é uma laje menos rígida.
- Necessita de uma cola especifica, pois o reboco não adere. Outra solução para isso é fazer o rebaixamento do forro com placas de gesso.
- Dependendo da região o custo é mais elevado.
- Não é resistente para fixação de elementos na parte de baixo, portanto terá que ter um planejamento para fazer um reforço durante a construção.
Como vimos, ambas tem suas vantagens e desvantagens. Cabe a você decidir qual será o melhor sistema para ser adotado no seu caso. Na duvida, converse com um arquiteto ou engenheiro pois estes profissionais irão saber orientar vocês da melhor forma, analisando as necessidades da sua obra.
Comentários
Postar um comentário