Breve histórico das Estacas
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Ponte sobre o Rio Alto - Veneza, Itália. |
Ainda na Idade Média, na
cidade de Verona, o emprego de estacas-prancha foi sugerido para proteção
lateral de pilares na reconstrução da Ponte Della Pietra, posteriormente em
Veneza foi utilizado estacas circulares na fundação da Ponte sobre o Rio Alto.
Em 1845, foi publicado um
tratado de construção pelo Italiano Leon Alberti com algumas especificações
sobre a larguras do estaqueamento onde deve ser igual ao 1/8 da altura da
parede suportada e o diâmetro não deve ser menor 1/12 do comprimento.
Os primeiros registros
sobre a resistência a cravação são encontrados no final do século XVIII onde o
engenheiro francês Jean Rodolphe Perronet publicou o ensaio “Sur les pieux et sur les pilots” no qual
se encontram informações sobre regras praticas para o estaqueamento e o método
de cravação.
“As
estacas devem ser cravadas até que a penetração para os últimos 25 a 30 golpes
não seja maior que 1/12 e 1/6 de polegada ou 1/2 polegada no caso das estacas
menos carregadas. A força de cravação de martelo é proporcional à altura de
queda, porém não se ignora como é difícil estabelecer matematicamente alguma
relação entre as forças mortas (forças estáticas) e as forças vivas” (STRAUB,
1964).
Através do ensaio o
Rodolphe Perronet verificou as dificuldades em estabelecer uma “fórmula” sobre
relação estacada e bate-estaca.
De acordo com STRAUB
(1964):
“Robert
Stephenson foi o primeiro a substituir o antigo martelo por um martelo a vapor,
durante a execução das fundações da grande ponte ferroviária sobre o rio Tyne
entre Newcastle e Grateshead em 1846. Com o auxílio do martelo a vapor ele
conseguiu cravar estacas de 10 m de comprimento em 4 minutos, o que permitiu
que aceleração considerável nos trabalhos”

Nos dias de hoje, podemos
observar a evolução e o desenvolvimento das fundações em estacas em obras
suntuosas como na plataforma Cognac no Golfo do México, onde foram utilizadas
estacadas tubulares com diâmetro de 2,13 m, pesando cerca de 500 tf e também em
estruturas offshore para exploração
de petróleo, não podendo deixar de citar os edifícios
como Burj Khalifa com 828 m localizado em Dubai e a Shanghai Tower com 632 m de
altura construída em Shanghai.
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