Piscinas - Projeto, tipos e revestimentos.
Moramos em um país bem caloroso e hoje em dia o sonho de consumo da maioria dos brasileiros é possuir uma piscina em sua residência. É claro que na hora de calcular os gastos, o orçamento acaba pesando um pouco no bolso e o desejo é deixado de lado, mas hoje no mercado podemos encontrar diversas opções para realizar um bom projeto e consequentemente esse sonho.
Um dos primeiros passos é definir qual será o seu objetivo a sua futura piscina: Hidroginástica, hidroterapia, lazer ou para praticar natação. Se é apenas para diversão, não há necessidade de grandes dimensões. Diferente do caso para prática de natação, onde quanto maior for o comprimento, melhor.
Após, é necessário definir onde sera a sua localização. É importante que seja próximo a área de churrasco e de lazer da residência, e é fundamental que este local receba sol durante a maior parte do dia, preferencialmente de manhã para ir aquecendo a água da piscina para o uso ao longo do dia. Evitar a instalação em locais altos, pois embora a altitude favoreça o calor, em algumas regiões pode ventar e fazer frio. Se for o caso, implantar onde tenha menas corrente de vento.
É aconselhável que o projeto de piscina seja feito por um arquiteto ou engenheiro civil, pois somente esses profissionais sabem como utilizar o espaço livre do terreno de um modo a adequar e atender suas necessidades. Assim ao saber o fim de uso da piscina e o local de implantação, será feito o melhor projeto estético possível, com o formato adequado e profundidade que atenda os objetivos do cliente. Normalmente as piscinas tradicionais possuem uma profundidade de no máximo 1,50m. Porém se for uma piscina para uso familiar é aconselhável 1,20m e para crianças de até 10 anos a profundidade segura é de 0,90m como podemos observar a figura ao lado. A região de "Lava pés" é um local em que se pode sentar para tomar sol, conversar e ao mesmo tempo se refrescar, assim como a "prainha" que também é uma área segura para crianças de até 1,00m.
Após o projeto arquitetônico é elaborado o projeto estrutural da piscina, onde será especificado a espessura da laje do fundo, das paredes da piscina, as armações necessárias e todos os detalhes construtivos. Além disso, são fundamentais um bom projeto de instalações hidráulicas e eletromecânicas
Após o projeto arquitetônico é elaborado o projeto estrutural da piscina, onde será especificado a espessura da laje do fundo, das paredes da piscina, as armações necessárias e todos os detalhes construtivos. Além disso, são fundamentais um bom projeto de instalações hidráulicas e eletromecânicas
A acessibilidade é importante, pois todos tem o direito ao lazer. Portanto deve haver escadas e rampas facilitando o acesso para todas as pessoas. Não podemos esquecer também de colocar duchas próximo ao local pois é comum as pessoas gostarem de retirar o cloro do copo e não podemos nos esquecer dos sanitários próximos a área.
A Casa de maquinas deve ser projetada com fácil acesso para a manutenção e grande o suficiente para armazenar os equipamentos de aquecimento se for o caso.
Não esquecer também da iluminação. Seja embutida na própria piscina ou nos arredores, é fundamental principalmente para melhor locomoção no seu uso a noite, alem de dar um ar sofisticado.
TIPOS DE PISCINAS:

1) FIBRA DE VIDRO: É um tipo de piscina pré fabricada de material resistente e flexível, e no mercado encontramos diversas empresas que fornecem em certas dimensões. Possui o melhor custo benefício acessível, além de ter uma instalação mais rápida e econômica que os demais tipos. Porém como são modelos já prontos, o comprador é obrigado a se adequar aos formatos pré-definidos fornecidos pelo fabricante e há pouca variação de cores que geralmente é branco ou azul que acaba desbotando com o tempo.

2) ALVENARIA - São mais baratas em relação a de concreto armado porem são menos resistentes a rachaduras. O terreno deve ser plano e bem resistente. Sua estrutura é composta por colunas, vigas, canaletas, malha de ferro, e paredes construídas em blocos estruturais, esses no caso que são sustentados pelas colunas. No fundo é executado um contra piso com malha simples sem ligação com a parede.

3) CONCRETO ARMADO - Possui um custo mais elevado porem possui uma estrutura bem mais elaborada e mais resistente. É feita uma laje de fundo em concreto armado e as paredes serão armadas e preenchidas com concreto. É utilizado blocos estruturais com ferragens e pilares que darão sustentação a essas paredes, amarrando o conjunto.
OBS: Para ambos casos (Alvenaria e Concreto armado), é importante preparar o solo compactando-o para evitar possíveis deformações após a construção. Após fazer o lançamento da camada de concreto magro (concreto com pouca quantidade de cimento) que tem a função de regularizar a superfície para a instalação da armação e protege-la do contato direto com o solo. Tantos as paredes como o piso/laje de fundo devem ser impermeabilizadas para proteger a estrutura.
REVESTIMENTOS para piscinas em alvenaria ou em concreto armado pode ser: Vinil, azulejo, pastilhas cerâmicas ou de vidro.

II) AZULEJOS, PASTILHAS CERÂMICAS OU DE VIDRO: É o revestimento mais caro porém possui uma variabilidade de modelos e é a que melhor se apresenta esteticamente, permitindo que o cliente utilize a sua criatividade para criar o formato/desenhos. Como é apenas um revestimento, a estrutura da piscina precisa ser impermeabilizada e a colocação dos azulejos/pastilhas é bem mais trabalhosa e demorada em relação ao vinil.
Tudo certo? Qualquer sugestão deixe seu comentário. Obrigada :)
Comentários
Postar um comentário